sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como Usar Ashampoo Internet Accelerator

Por Danilo Amoroso
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Este programa é simples para usuários básicos e eficiente para usuários avançados.

O arquivo de instalação do Ashampoo Internet Accelerator que você baixa não instala a versão completa do programa. Por padrão, esta é a instalação da versão de demonstração que pode ser utilizada durante 10 dias. No entanto, é muito fácil registrar a sua versão deste acelerador.

Durante a instalação do Ashampoo Internet Accelerator, você tem a opção de registrar o programa antes mesmo de usá-lo. Basta clicar sobre a opção "Get fullversion key".

É recomendável registrar o Ashampoo assim que você instala o programa.

Você será direcionado para a página dos desenvolvedores do programa. Basta fornecer um endereço de email válido, código de área e modelo de sua impressora (essas duas últimas informações são opcionais).

Para começar o registro, basta fornecer um endereço de email.

Você vai receber uma mensagem no email informado. Nela você deverá clicar no link exibido. Você será direcionado para outro formulário no qual pode informar seu nome, código de área (informações opcionais), como planeja utilizar o software (em casa, na empresa ou instituição), idioma, país e formato dos informativos do programa.

Conclua o registro.

Você será novamente direcionado a uma página. Clique em “My free reg. Keys”. Você verá uma lista com os números de registro já solicitados.

Aqui são listados as chaves pedidas por você.

Copie o número que aparece na lista, abra a janela do programa, clique em “Enter Code”, copie e clique em “Check Code”. A chave será validada e o programa está pronto para ser executado com todas suas funções.

Canais de serviço

O Ashampoo Internet Accelerator suporta os chamados Service Channels, que são serviços que lhe informam sobre uma variedade de tópicos. Com esses serviços estão ativados, o programa procura automaticamente por um servidor. Após registrar o programa, você poderá ativar esses serviços.

O Ashampoo oferece dois canais: Ashampoo News e Updates. O primeiro obtém informações sobre os produtos dos mesmos desenvolvedores. Já o segundo vai atrás de informações sobre novas versões e atualizações. Basta marcar quais serviços você deseja registrar.

Caso haja alguma atualização ou novidade disponível, você será orientado sobre como aplicá-la.

Ative os serviços de atualização disponíveis.

A tela principal

Finalmente chegamos à tela principal do Ashampoo Internet Accelerator. Ela é composta por duas abas: “Introduction” e “Optimize Automatically”. A primeira aba é composta por três botões:

Adjust automatically

Observe as abas de navegação e os botões.

Este botão é apenas uma alternativa para acessar a aba “Optimize Automatically”.

O Ashampoo Internet Accelerator pode otimizar automaticamente todas as configurações para um tipo específico de conexão. Tudo que você tem a fazer é escolher o tipo certo de sua conexão com muito cuidado, pois a aplicação de configuração para um tipo equivocado pode causar problemas.

São seis conexões disponíveis: Analog modem (modem analógico), ISDN, DSL (via cabo ou rede sem fio WLAN), outra conexão ou Kablemodem. Basta dar um duplo clique sobre a conexão mais apropriada ou então dar um clique único e clicar em “Optimize Automatically”.

Após aplicar a configuração automática, é necessário reiniciar o Windows.

Escolha a conexão correta para otimizá-la automaticamente.

Edit protocol manually

Já os usuários avançados podem utilizar a opção “Edit protocol manually”. Ao clicar neste botão, perceba que quatro novas abas serão habilitadas: MTU, RWIN, Other e Apply. Veja as funções de cada uma.

Usuários avançados podem alterar configurações avançadas.

MTU

O valor MaxMTU controla o tamanho dos pacotes de dados. Geralmente, quanto maior for a sua banda, maior deverá ser o MaxMTU. Você tem duas opções aqui: deixar o Windows controlar este valor ou determiná-lo manualmente em bytes, de 32 até 3000.

Independente de sua escolha, você ainda pode habilitar o recurso “MTU Auto Discovery”, que nada mais é do que um “diálogo” entre servidor e cliente para negociar o valor ideal. Também é possível ativar o “Black Hole Detection”.

Quando esta opção está marcada, o Windows tenta detectar roteadores em buracos negros, ou seja, roteadores que não respondem durante a detecção dos valores MaxMTU. Este parâmetro não deve ser ativado a não ser que seja necessário.

O valor MTU controla o envio dos pacotes de dados.

RWIN

Este parâmetro define o número de bytes que um servidor pode enviar antes de esperar uma resposta ou reconhecimento. O valor padrão do Windows é 8192, mas o ideal pode ser modificá-lo.

Aqui você tem duas opções: deixar o Windows controlar este valor, usar o valor padrão subtraído de 40 e multiplicado por quatro ([MTU-40]*4) ou ajustar este valor manualmente.

Independente de sua escolha, você ainda pode permitir que o valor RWIN seja maior que 64 KB e ativar o recurso SackOpts, um parâmetro que controla o suporte “Selective Acknowledgement”. Este suporte é crucial para conexões que recebem muitas informações (acima de 64 KB de RWIN).

O RWIN determina a insistência em um servidor.

Other

Esta seção oferece acesso a várias outras configurações que podem melhorar sua conexão. O que você pode fazer primeiro é definir o limite de conexões em um mesmo servidor HTTP. Conexões de banda larga podem facilmente suportar dois ou quatro downloads de um mesmo site.

Aqui você também define o valor TTL, que é o número de servidores que os pacotes podem passar antes de serem descartados. Valores altos possibilitam conexões mais duráveis, porém mais longas. Aqui você pode definir este valor manualmente ou então deixar que o Windows o faça.

Outras configurações avançadas.

Apply

Esta última aba aplica todas as configurações manuais que você fez durante este processo. As modificações só ficam ativas depois que você reinicia o Windows. Vale o lembrete que modificações incorretas podem deixar sua conexão lenta ou até mesmo acabar com ela. Caso isso aconteça, é hora de usar o terceiro botão da tela principal.

Antes de aplicar as alterações, tenha consciência de tudo que foi modificado.

Reset to Windows default

Basta clicar neste botão para deixar suas conexões com as configurações anteriores ao uso do Ashampoo Internet Accelerator 2.

Para desfazer todas as alterações feitas, clique aqui.

2 comentários: