sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como Usar FrostWire

Por Ana Paula Sedrez de Souza
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Principais funções do FrostWire e como utilizá-las.

O FrostWire é mais uma opção entre a grande variedade de programas P2P. Conta com uma interface bem intuitiva e simples de utilizar dividida em abas, bem organizada e com suporte há vários idiomas, inclusive o português. Ele opera a partir de uma única janela que por padrão, após a instalação, encontra-se composta por um menu e quatro abas. Você pode abrir ou fechar abas por meio do menu “Exibir”.

A primeira delas, a aba “Pesquisar”, é a que será utilizada para localizar os arquivos desejados. Ela encontra-se em duas partes, à direita o painel no qual os resultados são exibidos e que disponibiliza os botões para download, comprar, parar e coordenador de busca. À esquerda estão dispostas as opções para a busca.

Pesquisando conteúdo.

Quando for iniciar uma busca, há a opção de procurar o conteúdo em todos os tipos de arquivos ou selecionar uma categoria dentre as disponíveis (áudio, imagens, vídeo, documentos, programas ou todos). Isto proporciona resultados mais próximos aos desejados, refinando sua pesquisa.

Aplicando filtros de conteúdo em sua pesquisa

Outra forma de filtrar a busca é selecionando um dos sub menus desta aba; Há opção para procurar por “palavras chave”, “novidades” na qual apenas arquivos adicionados recentemente serão exibidos e “Ligação direta” que media uma ponte entre seu computador e um determinado IP digitado. A aba “Ligações” mostra alguns usuários que estão conectados e informações referentes aos arquivos que estão enviando/recebendo.

Mais opções de filtros

Na guia referente à “Biblioteca”, estão contidas as informações que dizem respeito aos arquivos disponíveis para compartilhamento em seu computador (dentro da pasta que foi designada para isto na instalação), mostra seus arquivos salvos e downloads que estão incompletos. Você pode fazer uma busca, os resultados serão exibidos por meio da opção “Resultados da Pesquisa”.

Visão geral da aba biblioteca

Na aba “Community Chat”, tem disponível um sistema de bate-papo (IRC) interno, (funciona apenas com pessoas conectadas ao programa e a mesma sala acessada). Basta clicar no botão “Connect” e escolher uma das salas disponíveis – sem complicações ou necessidade de configurar um servidor/programa para isso. O apelido que será usado é o mesmo que foi definido durante as configurações feitas na instalação.

Acessando as salas de chat

O programa possui um player de áudio integrado em sua parte inferior direita, super compacto e funcional!

Um player simples e funcional!

Entre as opções de configuração disponíveis no programa (acessadas pelo menu “Ferramentas”), há como alterar o local no qual os arquivos serão armazenados, modificar as pastas compartilhadas, trocar a velocidade de sua internet, definir largura da banda para downloads e uploads, bem como número máximo consecutivo de ambos, abrir torrent (Gnutella), configurar opções de suporte com o iTunes, entre outras.

Caso você deseje aplicar um novo tema ao programa, por meio do menu “Exibir” e “Aplicar temas”, você pode tanto selecionar um tema já instalado quanto baixar um novo tema. Selecionando “Baixar mais temas” você será redirecionado à uma página na internet que contém diversos arquivos de temas para você deixar seu FrostWire como quiser.

Modificando a aparência de seu FrostWire

Nenhum comentário:

Postar um comentário