sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como Usar o iRinger

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Crie toques para o iPhone a partir de suas músicas prediletas, gastando poucos segundos para isso!

Os iPhones são, sem sombra de dúvidas, alguns dos aparelhos mais cobiçados do mercado de celulares. Estes pequenos notáveis têm potência de processamento, telas completamente sensíveis ao toque e muitas outras tecnologias inovadoras, que permitem muito mais interatividade.

No entanto, há uma barreira enorme que impede a maioria dos usuários de aproveitar as vantagens do aparelho para a personalização: o formato tradicional MP3 não é aceito como toque e, uma vez que você só pode sincronizar seus dados pelo iTunes, não é possível transferir os dados para pastas, como o que é feito em outras marcas do mercado.

Os toques devem estar sempre em formato M4R (uma variação do M4A), para que possam ser adequadamente reconhecidos pelo programa da Apple. E agora, como fazer?

Quer seu iphone mais personalizado?

Não se preocupe, pois com este guia passo a passo você aprenderá a simplificar a criação destes arquivos, bastando ter o programa iRinger e a música (ou vídeo) em seu computador para converter o trecho desejado no melhor dos toques para iPhones! Vamos lá!

1º Passo

Importando o áudio

Como colocado acima, este tutorial utiliza o iRinger. Clique aqui para baixá-lo.

Com o programa já instalado e aberto em seu computador, clique no botão “Import” — conforme mostrado abaixo — e escolha a música (ou vídeo) a ser transformada em toque (não se preocupe, o arquivo original permanecerá intacto!).

Clique em import para começar

2º Passo

Selecionar o trecho adequado

Agora que o áudio do arquivo já foi importado para o programa, o próximo passo é selecionar o trecho que virará seu toque. Para isso, simplesmente arraste a faixa de áudio de um lado para o outro, clicando sobre ela com o botão esquerdo do mouse.

Clique e segure o botão esquerdo do mouse para arrastar

Dicas:

O tempo de início e de finalização são exibidos logo abaixo do espectro de áudio. Uma boa dica para aqueles que querem toques perfeitos é buscar trechos da música que correspondam a pausas breves ou pontos mais lentos com transições suaves, justamente para que a música não fique tão impactante ou com um corte artificial. Fique de olho também na intensidade sonora pelo espectro.

Não deixe espaços sem som no início!

3º Passo

Pré-visualizando e reposicionando

Para pré-visualizar o toque e determinar se a posição escolhida está adequada, pressione o botão “Play” ou a barra de espaço no seu teclado, caso já tenha clicado nele. Se necessitar realizar ajustes finos (mais precisos) para a posição de início, clique e segure o botão direito ao invés do esquerdo ao arrastar a faixa.

4º Passo

Ajustar duração, volume e curva de entrada

Com tudo em seu devido lugar, é hora de dar o acabamento no toque. Para isso, vamos utilizar os comandos disponíveis no canto inferior direito do programa, assinalado aqui:

Olho nos ajustes!

O primeiro deslizador controla a duração do toque, de um décimo de segundo até trinta. O segundo ajusta o volume, limitando a amplitude do espectro sonoro. Ele é ideal para batidas muito fortes e músicas já com volume acima do normal, evitando que, uma vez colocados no seu telefone, os toques emitam chiados pelos alto-falantes.

Por fim, a opção Fade ativa a entrada (IN) ou a saída (OUT) gradual do volume, para que o som não comece a tocar de modo súbito. Utilize-a caso não consiga obter um trecho mais calmo, como sugerimos acima.

5 º Passo

Recheando seus toques de efeitos

Logo abaixo de Fade há o texto “No effects: click here to add effects”. Como você imaginou, basta clicar sobre ele para abrir a caixa de efeitos de áudio!

CLique para adicionar efeitos!

Nesta caixa que se abrirá à esquerda da janela principal, existem cinco botões principais para a adição dos efeitos. As modificações sonoras são:

• Delay: janela de seleção dos efeitosAdiciona um pequeno eco, em volume reduzido, ao som original.

• Reverse: Você é do tempo dos LPs, “bolachões”? O que este efeito faz é tocar a faixa ao contrário, para efeitos psicodélicos e experimentais, assim como quando os discos eram girados ao contrário.

• Boost: Para muitos, a necessidade não é de reduzir o volume, mas sim aumentá-lo. É exatamente a função deste “amplificador” virtual.

• Flanger: Efeito muito popular entre os guitarristas do mundo inteiro. O que ele faz é reproduzir a mesma faixa de áudio duplicada, mas aplicando um leve atraso alternante a uma delas, causando a sensação de “vai e vem”.

• Overdrive: Outro conhecido dos músicos, este efeito se trata de uma distorção para áudio, comumente aplicado a instrumentos de corda.

Uma vez adicionado e selecionado, qualquer efeito pode ter seus parâmetros modificados através do botão “Settings”, que fica logo abaixo da lista. A distorção, por exemplo, pode ser reduzida e macia, ou extremamente pesada, suja. Vai da sua necessidade.

Caso ainda deseje aplicar a mesma combinação de efeitos (e seus respectivos ajustes) a outros toques, ou até mesmo sobre suas composições próprias, clique sobre “Export” para exportar a configuração em forma de arquivo.

6º Passo

A criação!

Tudo está pronto? Sem mais ajustes? Conferiu tudo com o botão de pré-visualização? Então é hora de gerar o arquivo M4R.

Clique sobre “Export” na janela principal, cancele o anúncio do desenvolvedor e, na nova janela que se abrirá, escolha o destino do arquivo (a pasta de sua preferência), o título, o intervalo de reinício do som (Looping, caso ele atinja seu fim), deixe a caixa “Export to iTunes” marcada e clique sobre “Go!”.

Siga a ordem para não se perder.

Parabéns! Seu toque será criado em alguns instantes e automaticamente adicionado à sua biblioteca do iTunes, para que você possa sincronizá-lo imediatamente com o iPhone.

Caso tenha problemas nesta última etapa (com a adição automática à biblioteca), navegue até a pasta em que o arquivo foi salvo e arraste-o para dentro da janela do iTunes manualmente. Não se preocupe, o programa o colocará no local correto sem a sua ajuda.

Se ainda tiver dúvidas com relação à criação dos seus toques, assista ao vídeo abaixo, no qual criamos um toque do começo ao fim a partir de um arquivo MP3.

Vantagens e desvantagens

Como você viu, o processo é extremamente simples com o iRinger, contudo seus toques ficam limitados a apenas trinta segundos de duração (a menos que você compre a versão completa do aplicativo).

De qualquer modo, a menos que você realmente demore para atender, isso será irrelevante.

Uma segunda opção

Criando pelo próprio iTunes!

Acredite, não é o modo mais prático de todos e nem o mais preciso, mas é o único que não precisa de ferramentas auxiliares para que você crie seus próprios ringtones.

O tutorial completo e detalhado pode ser encontrado aqui.

Em síntese, o que você precisa fazer é escolher a música a ser convertida em toque, inseri-la em sua biblioteca, marcar a faixa desejada (em minutos e segundos), transformar este trecho em formato M4A (AAC) e copiá-lo para a área de trabalho.

Depois de tudo isso, você ainda tem que apagar ambas a faixa convertida da sua biblioteca do iTunes e reinserir apenas o toque para burlar o sistema. Como colocado acima, o método não é dos melhores. Utilize-o apenas em casos extremos em que você só pode contar com o iTunes.

E aí, gostou da dica e quer compartilhar suas opiniões conosco? Fique à vontade para postar! Apenas lembre-se: respeite os outros, principalmente em locais públicos, não deixando o volume do seu toque muito alto. Seus próprios ouvidos agradecem.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário