segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

RealPlayer sem segredos

Por Equipe Baixaki
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Além do RealPlayer ser essencial para assistir várias categorias de mídia encontradas na internet, ele também lhe permite reproduzir praticamente qualquer formato de áudio ou vídeo que você possa imaginar. Também vem com um navegador completo e um guia de exibições para que você fique sempre antenado com o melhor que a internet tem em matéria de rádios, televisões e jogos pela internet.

O visual de todo ele se assemelha a um navegador padrão, contando inclusive com uma ferramenta de busca localizada no canto superior direito da sua janela. Para saber como dar os primeiros passos com esta importante ferramenta de telecomunicação, preste atenção nos seguintes passos:

O que cada aba faz?

Now Playing (Execução em andamento)

Esta aba irá cuidar da parte de reprodução de algum arquivo, sempre que algo estiver sendo tocado poderá ser acompanhado aqui. O usuário pode visitar as demais abas do programa e mudar suas opções sem comprometer o arquivo que está sendo reproduzido, desde que uma nova execução não seja indicada.

Todas as principais funções referentes à reprodução de mídia poderão ser encontradas na parte inferior da janela como: botão de tocar, pausar, retroceder ou avançar faixa, além da barra de andamento (fig.1). No caso da execução de vídeos, poderá ser encontrada uma barra complementar com as opções de avançar e retroceder em diferentes velocidades (fig.2).

O usuário poderá notar ainda mais um botão ao lado do play: o círculo vermelho para gravar (fig.3). Este comando permite que você grave qualquer conteúdo que estiver sendo reproduzido da internet para que possa ser salvo no seu computador. Logicamente, esta opção não estará disponível para arquivos localizados em algum dos seus discos.

No caso de reproduções musicais, ele vem com 5 opções para que você acompanhe as diferentes bandas de equalização: um analisador comum, um que simula labaredas de fogo, outro que representa uma nebulosa, um em forma de cinturão cósmico e finalmente um hilário que exibe uma simpática ovelhinha dançando ao ritmo da sua música. Pode-se mudá-los com um único clique nas opções do canto inferior esquerdo da tela (fig.4).

My Library (Minha Biblioteca)

Esta é a aba que permite a organização de todos os seus arquivos multimídia em um único lugar para evitar as pilhas de bagunça desnecessárias. Nada mais inconveniente que perder um tempão tentando encontrar algo que você sabe que tem, mas não sabe onde se encontra.

Os seus arquivos poderão ser divididos de várias maneiras para facilitar ao máximo a sua busca, algumas delas já vêm definidas, enquanto outras poderão ser criadas segundo os seus critérios. Caso o usuário não tenha consciência de todo os seus arquivos multimídia ou não esteja localizando algo, nesta aba você poderá encontrar uma opção que varre todos os seus discos em busca de qualquer conteúdo que o programa seja capaz de reproduzir (fig.5).

Você poderá separar tudo em diferentes pastas de vídeos, músicas, arquivos gravados da internet, listas de reprodução e downloads comprados, tudo para facilitar as suas buscas. Caso o usuário não quiser mais um determinado arquivo, basta excluí-lo da sua livraria com a opção de remoção permanente do arquivo.

Real Guide (Guia de programação)

Este é o seu guia de programação completo promovido pelo RealPlayer totalmente em português e com seu conteúdo direcionado para o público do Brasil. Aqui o usuário vai encontrar diversas rádios, canais de televisão, jogos, notícias e assuntos para diferentes afinidades.

Basta clicar em qualquer assunto que você deseja saber mais da barra esquerda para ter acesso ao seu conteúdo. A grande maioria deles virá acompanhada de uma opção play (reproduzir) de cor acinzentada para dar início a uma nova reprodução de música ou de vídeo. Estes serão de acesso livre para qualquer usuário, já os de cor dourada são exclusivos para os assinantes VIP.

Certamente você vai encontrar muito material interessante do gênero que procura, pois a sua gama de conteúdos é extremamente vasta e abrangente, abordando todos os assuntos mais buscados da internet.

Games (Jogos)

Caso você também goste de jogar pela internet, mas se cansa com facilidade de um mesmo game, esta aba é perfeita para você. Ela é exclusiva para jogos que podem ser baixados e testados gratuitamente, sendo que muitos deles têm suporte para vários jogadores através da web.

Esta aba se divide em quatro outras: um guia de jogos, uma parte dedicada ao download dos jogos, uma para vários jogadores online e jogos de aposta. Nenhum deles pode ser jogado sem que o usuário baixe o seu arquivo, que no geral é relativamente leve. A maioria deles estará disponível para testes por certo período de tempo e será liberado mediante pagamento.

SuperPass (Passe VIP)

É nesta aba que o usuário que deseja desfrutar de todos os serviços do site poderá aumentar as suas vantagens. Quem efetuar o cadastro de membro especial poderá fazer 10 downloads gratuitos por mês, adicionar mais de 100 rádios online por vez, 1 jogo completo todo mês, assistir a vídeos na íntegra, usar ferramentas extras do seu RealPlayer e contar com a proteção de um anti-vírus entre outras vantagens.

É lógico que para participar desta seleta fatia de usuários é necessário efetuar um pagamento, entre e confira as formas de pagamento para saber se alguma lhe interessa. Quem quiser experimentar os serviços completos do site poderá usufruir destas vantagens por 2 semanas de graça.

Burn/Transfer (Gravação e Transferência)

O usuário poderá gravar o conteúdo que desejar em CD ou DVD através desta aba, basta que ele tenha uma gravadora instalada em seu computador. É só clicar na opção desejada para que ele encaminhe você para o processo escolhido de músicas ou vídeos de acordo com a mídia utilizada. Também é compatível com dispositivos portáteis como iPod´s ou MP3 Players.

Web (Navegador)

A última das abas é um navegador padrão para que você não precise de mais nenhum programa para aproveitar o que a internet tem de melhor. Ele é muito parecido com a maioria dos navegadores do mercado e conta com uma lista de sites favoritos, botões de avanço e retrocesso de página e atualização e da página atual.

Opções de Uso

Para adaptar o player mais completo que o usuário poderia encontrar ao seu gosto, configure as opções localizadas acima das abas. Opções e comandos para vários arquivos ao mesmo tempo poderão lhe poupar um bom bocado de tempo nas opções file (arquivo), edit (editar) e play (executar).

Opções para editar a lista dos seus sites e arquivos favoritos podem ser encontradas em favorites (favoritos). Se você deseja mudar o visual do seu RealPlayer ou o modo que ele exibe os arquivos poderá mudar as opções em view (visualizações). Mas para equalizar a sua saída de áudio, controles de vídeo e outras preferências, você deverá se dirigir à opção tools (ferramentas).

Bem, com estes passos ficará fácil embarcar no RealPlayer e navegar pela internet sem se preocupar com os conteúdos inúteis que a internet esbanja. Não poderíamos ilustrar todas as funções deste player neste guia, pois as suas funções são muito vastas. O resto é apenas questão de prática e de uso da sua parte. Use e abuse sem moderação alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário